

Apresentação Biorend
Biorend®Palmeiras
para descarregar o ficheiro informativo do Biorend ® Palmeiras.

O BioRend R é um produto biológico, composto por nemátodos entomopatógenos e que oferece resultados superiores aos resultados dos produtos actualmente existentes no mercado, tanto no controle como na prevenção da praga. Para conseguir uma boa efectividade na aplicação destes produtos, os tratamentos deverão ser realizados por técnicos qualificados. É necessário evitar as feridas nas palmeiras. Em caso de poda, esta deve realizar-se em épocas frias do ano, que é quando menor mobilidade têm os adultos. Deste modo, reduziremos a dispersão da praga a lugares fora de onde esta, está inicialmente localizada. Recomenda-se a utilização pastas cicatrizantes para cobrir as feridas de poda e a aplicação de insecticidas nos cortes. O diagnóstico será realizado mediante a observação de sintomas externos visíveis e inspeccionando também directamente a coroa com escadas e outros meios. Na Floraverde e enquanto aplicadores, utilizamos o BioRend R aplicando-o mediante pulverização da coroa. Desde Janeiro 2009 estamos realizando tratamentos biológicos com nemátodos entomopatógenos vivos. O tratamento programa-se de forma alternada ou combinada, segundo critério do técnico, e com um calendário de aplicações personalizado a cada caso. Também realizamos tratamentos mecânicos de limpeza na zona afectada com a intenção de que o meristema apical possa ressurgir.

Depois de vários anos de pesquisa e provas em laboratórios acreditados (Universidade Politécnica de Valência, Instituto Valenciano de Pesquisas Agrárias, Estação Phoenix e Idebio) conseguimos obter um produto capaz de controlar e eliminar os efeitos fatais do escaravelho das palmeiras (RHYNCHOPHORUS FERRUGINEUS). Na Floraverde Lda., mantemos uma filosofia de defesa do meio ambiente, pelo que estamos introduzindo novos métodos de tratamentos fitossanitários a LUTA BIOLÓGICA com nemátodos entomopatógenos vivos (Steinernema carpocapsae) e a sua bactéria associada (Heterorhabdis bacteriophora). Estes organismos estão autorizados, para seu uso no Controle Biológico de Pragas. O produto que usamos é orgânico, natural, biodegradável, não tóxico e não contaminante. Seu ingrediente activo é N-acetil-glucosamina (Quitosano), um polímero derivado da quitina, que se combina com os nemátodos entomopatógenos (Steinernema carpocapsae). Os Nemátodos são parasitas de insectos, em estado juvenil e que podem sobreviver vários meses sem se alimentar procurando de forma activa hospedeiros nos quais entram, normalmente pelos orifícios naturais (ou seja pela boca, ânus etc.). Uma vez que penetram liberam no seu interior as suas bactérias, que causam a morte do insecto por septicemia (infecção generalizada) em um período de aproximadamente dois dias. A investigação com nemátodos entomopatógenos foi um convénio de colaboração entre uma instituição pública e uma empresa privada, e de seus resultados concluiu-se que o tratamento ensaiado apresenta-se como uma ferramenta eficaz para o controle do Rhynchophorus ferrugineus nas palmeiras, as canáriensis e as dactilifera (Phoenix sp.). Pode-se combinar a sua acção preventiva e curativa fazendo aplicações do tratamento em forma mensal nos meses de maior actividade da praga (Março a Novembro) conseguindo-se que as palmeiras se encontrem em boas condições.
O TRATAMENTO BIOLÓGICO, DEMONSTROU EM ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR ENTIDADES PÚBLICAS, UM DESEMPENHO SUPERIOR AO TRATAMENTO QUÍMICO, TANTO NO TRATAMENTO PREVENTIVO COMO NO TRATAMENTO CURATIVO.